BLOG DA PÓS

26 setembro 2006


No Fórum da disciplina Proa 07 estamos discutindo a inclusão dos Portadores de Necessidades Especiais em nossas escolas.
Sem dúvida é um desafio para nós educadores a inclusão de crianças com necessidades especiais no sistema educacional. Apesar de já estar se discutindo esse tema, vemos ainda que muitas crianças estão em casa, porque as próprias famílias não acreditam que elas podem ser incluídas. Não tive experiência de trabalho com crianças portadoras de necessidades especiais, mas, vejo que, promover uma inclusão efetiva cabe a cada professor, a cada escola. Para isso é necessário romper barreiras, tanto na estrutura física das escolas, como no preparo e capacitação dos professores.

21 setembro 2006

Refletindo sobre Piaget...



A atividade do Proa 06 desta semana ,nos fez refletir um pouco mais sobre Piaget e sua Teoria Construtivista. Visto que, já é hora de começar-mos pensar em nossa Monografia e a teoria que vamos usar como base ou referência. Abaixo coloco algumas considerações sobre esta Teoria:
O construtivismo é uma teoria que diz respeito ao modo de como o indivíduo constrói o conhecimento. Essa construção se dá pela ação do sujeito sobre o objeto do conhecimento, onde é importante destacar que para essa ação ele traz suas experiências e seus conhecimentos prévios. Nos estudos sobre a Teoria Construtivista, Piaget, voltou-se para o desenvolvimento do indivíduo, do nascimento até a idade adulta. Para explicar como o sujeito constrói conhecimentos, Piaget recorreu à psicologia como campo de pesquisa. Elaborou a teoria psicogenética, na qual mostrou que a criança passa por mudanças qualitativas, denominadas estágios do desenvolvimento. Essas mudanças, descritas por Piaget, vão do estágio inicial de uma inteligência prática (estágio sensório-motor) até o pensamento formal, lógico-dedutivo, que tem início a partir da adolescência (estágio das operações formais).Segundo Piaget, o conhecimento não pode ser entendido como algo predeterminado desde o nascimento, nem como simples registro de percepções e informações. O conhecimento é conseqüência das ações e das interações do sujeito com o objeto de conhecimento, seja ele do mundo físico ou do mundo da cultura. É uma construção que vai sendo elaborada desde a infância.
Sei que serão necessárias muitas leituras para conhecer e compreender melhor a Teoria.

07 setembro 2006

Uma semana cheia...


Tivemos esta semana para por em dia as atividades pendentes; que bom, pois, podemos realizá-las com mais calma e assim acertar os ponteiros para dar continuidade ao trabalho.
MENSAGEM...

"Há pessoas...
Que querem ser bonitas para chamar a atenção... Outras desejam a inteligência para serem admiradas... Mas há algumas que procuram cultivar a Alma e os Sentimentos. Essas alcançam a admiração de todos, porque além de belas e inteligentes tornam-se realmente PESSOAS!"

Um ótimo final de semana para você!!!