Em nosso Nte já trabalhamos com PA com nossos cursistas. Um dos textos que usamos em nossas reflexões é o da Léa Fagundes "A CULTURA DO PROJETO". Relendo esse texto (agora como aluna), me chamou atenção as colocações feitas pela Léa, que são de forma bem clara e que nos auxiliam a entender melhor o que é um PA, e qual o papel do professor x aluno nesse processo.
Algumas idéias importantes...
Quem escolhe o tema: Alunos individualmente, ao mesmo tempo em cooperação
Contextos: Realidade da vida do aluno
A quem satisfaz: Curiosidade, desejo, vontade do aprendiz
Direções das atividades: Elaboradas pelo grupo, consenso de alunos e professores
Paradigma: Construção do conhecimento
Papel do professor: Estimulador, orientador, articulador, ativador
Papel do aluno: Agente
Papel do aluno: Agente
1 Comments:
At 16:34, Aline_Kunst said…
Gostei de tuas reflexões sobre PAs. Nós trabalhamos nessa perspectiva com nossas crianças no Amora e ficamos felizes em ver dar certo, eles gostam muito do que fazem e cada descoberta é uma felicidade pra nós e pra eles principalmente.
Postar um comentário
<< Home