Os temidos radicais livres...
Todo mundo sabe que cigarro, álcool, frituras, agrotóxicos e poluição faz mal à saúde. De algum tempo para cá, no entanto, muitas pessoas estão mudando o vocabulário. Ao invés de falar mal do cigarro, álcool, etc, preferem dizer que os "radicais livres" existente nessas substâncias prejudicam a saúde. Os radicais livres que tem oxigênio, os oxidantes, são os mais perigosos. Um ataque isolado de radicais livres não produz grandes danos, mas agressões constantes, ao longo dos anos são prejudiciais e cusam doenças como o câncer, arteriosclerose, artrite, enfizema, Alzheimer, diabetes...
Quase tudo o que faz mal ao corpo produz quantidades enormes de radicais livres. Comer também produz radicais livres. Por mais saudável que seja a comida, toda vez que ingerimos, são fabricados milhões deles. Isso é importante, pois nos ensina que comer demais e, toda hora, é uma das coisas que mais envelhece uma pessoa.
Mas felizmente o nosso corpo é muito bem feito e tem muitas armas para nos proteger. As primeiras são algumas enzimas do próprio organismo e a segunda linha são as vitaminas e alguns sais minerais.
Menos mal ...
3 Comments:
At 16:35, Aline_Kunst said…
Olá!
Nossa fiquei assustada com a questão do comer demais e toda hora... me enquadro neste caso...
Mas o que posso fazer para reduzir os efeitos de tanta comilança???
Beijos
At 10:47, Lis@ Beutler said…
Curtindo a folga? Espero que sim. Vê se põe em dia as atividades do curso, para passar pra mim depois. hehehehe
Abraços, bom findi e até segunda.
At 11:39, Anônimo said…
Ufa! Ainda bem que estou fazendo reeducação alimentar, heheheeee...
Postar um comentário
<< Home