BLOG DA PÓS

21 julho 2006


Um pouco sobre Mapas Conceituais...

Nossa próxima atividade é a construção da Segunda Versão do Mapa Conceitual do PA. Assim, estive nesta semana fazendo algumas leituras com o objetivo de conhecer e entender melhor a sua utilização na educação. Achei importante colocar aqui algumas considerações sobre os Mapas:
* São uma representação gráfica em duas dimensões de um conjunto de conceitos construídos, com relação evidente entre eles.
* Podem ser usados como um instrumento que se aplica à diversas áreas do ensino e da aprendizagem escolar, como planejamentos de currículo, sistemas e pesquisas em educação.
* Servem para tornar significativa a aprendizagem do aluno, estabelecendo ligações do novo conhecimento com os conceitos relevantes que ele já possui.

Na Primeira versão do Mapa conceitual do nosso grupo, destacamos alguns conceitos importantes como: prevenção, saúde, qualidade de vida, conhecimento, transformação, doenças, expectativa de vida, envelhecimento, mudança, processo, consciência... A partir de agora estamos estudando e incorporando outros conceitos significativos e levantados na elaboração do PA.

3 Comments:

  • At 10:51, Blogger Aline_Kunst said…

    Olá!
    Realmente ao longo da pesquisa aparecem novos conceitos necessários na busca da resposta de nossa questão inicial. Neste processo acompanhamos o crescimento do grupo.
    Qualquer dúvida... entrem em contato.
    Bom final de semana.
    Beijos

     
  • At 13:24, Blogger veraselistergomes said…

    Oi Ediana,achei bem interessante as colocações sobre o uso dos mapas.Estou buscando a melhor maneira de colocar minhas descobertas,e caminhos a seguir ,em relação a minha parte.E pensando cmo faremos o do nosso grupo.Abraços Vera.

     
  • At 11:36, Anonymous Anônimo said…

    Sou uma defensora do uso dos mapas conceituais na educação. Penso que ele serve principalmente, aqueles que possuem maior dificuldade de se expressar através da escrita. Particularmente, consigo elaborar mapas conceituais representando meu pensamento sobre ...com mais facilidade do que através de um texto. O bom do software é que a cada versão vai sendo melhorado e sua utilização vai sendo facilitada. Pena que é tão "pesado".

     

Postar um comentário

<< Home