BLOG DA PÓS

08 agosto 2006


Uma semana cheia...
Estamos desenvolvendo várias atividades nessa semana; mas gostaria aqui de refleti um pouco sobre o texto "Método Clínico" de Piaget.
O Método Clínico, é uma forma de observação das condutas das crianças, no momento em que procuram compreender algum problema que lhes é proposto. Observando essas condutas, o professor poderá diagnosticar em seus alunos o estágio de desenvolvimento, raciocínio, a construção deles até o momento sobre determinado conhecimento e o que é necessário fazer para que ela progrida nesta construção: orientação, conscientização e desafios aos alunos. Achei o método bem oportuno, pois evidenciamos várias ações que podem auxiliar a criança e ou aluno no processo de aprendizagem. O que eu me pergunto, considerando que esse é um método de diagnóstico individual. Como observar um grande número de crianças nas mesmas condições? E ainda, levando em conta fatores como tempo, espaço e recursos...

1 Comments:

  • At 19:15, Blogger Aline_Kunst said…

    Olá!
    É o maior problema do trabalho com o método clínico nas escolas é a falta de tempo, espaço e recursos... Mas o que fazer com nossas crianças???

    Boa semana!

    Beijos
    Aline

     

Postar um comentário

<< Home