BLOG DA PÓS

21 agosto 2006



Registro aqui algumas considerações sobre a atividade do Proa 06.

Diferenças e similaridades entre PA e PP

Precisamos cada vez mais incorporar a nossa prática pedagógica novas dinâmicas de aprendizagem, para romper com o ensino tradicional, buscando sempre a criatividade para enfrentar os novos desafios que nos são apresentados. Os Projetos de Aprendizagem são uma oportunidade excepcional e inovadora para romper com as tradições educacionais. Na aprendizagem por projetos o aluno é instigado a buscar soluções para os problemas, questionar, construindo assim o seu conhecimento e acima de tudo despertando a curiosidade e a vontade de aprender, pois o tema do projeto parte do seu interesse, das suas dúvidas, indagações. Nesse tipo de projeto o aluno é convidado à reflexão sobre questões importantes e fatos reais da sua vida, cotidiano, sociedade, possibilitando a troca de informações e a produção do conhecimento. Nesse processo, o professor é um mediador, um facilitador da aprendizagem, incentivando a reflexão e a crítica, permitindo que os alunos busquem a resposta para seus problemas.
O Projeto de Pesquisa é uma atividade de investigação científica, pode ser individual ou coletiva, decorrente da necessidade de enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem. É o planejamento de uma pesquisa, ou seja, a definição dos caminhos para abordar uma certa realidade, onde tema é uma área de interesse e a escolha desse representa uma delimitação de um campo de estudo no interior de uma grande área de conhecimento, sobre o qual se pretende debruçar. Ele segue algumas normas de estruturação: introdução; objetivos; justificativa; formulação de hipótese, metodologia, cronograma e bibliografia. O projeto de pesquisa é mais costumeiramente usado a nível universitário nos trabalhos de conclusão de curso ou monografia. Diante do exposto, os projetos de aprendizagem desenvolvidos com os alunos a nível fundamental e médio servem de base e fundamentação para um projeto de pesquisa que exige do pesquisador um grau de abstração maior.

1 Comments:

  • At 19:30, Blogger Aline_Kunst said…

    OLá!
    Li também o texto sobre diferenças entre PA e PP e acho interessante sempre deixar bem claro do que estamos falando, numa das escolas que trabalho isso é uma dificuldade...
    Gostei das considerações.

    Bom final de semana!
    Beijos
    Aline

     

Postar um comentário

<< Home